Tsateh,
Sua contribuição tornou possível ao Instituto Pachamama adquirir existência formal perante a lei, através da redação e registro de seu estatuto social. Com isso, abriu-se uma nova gama de possibilidades de atuação em favor da Mãe Terra no território Mantiqueira e da existência, memória e língua do Povo Puri, seja com a formação de convênios e parcerias com o poder público e empresas privadas, seja com outras instituições do terceiro setor.
A necessidade de formalização do Instituto Pachamama deu-se por uma demanda da Secretaria de Meio Ambiente de Resende/Visconde de Mauá-RJ, que sugeriu a formalização de uma parceria para execução do projeto Inhã Uchô, com a cessão de um terreno e construção de uma oca. Todos os documentos solicitados já foram encaminhados para o órgão e estamos na torcida para que o poder público venha, de fato, a concretizar tais ações.
Como alguns sabem, desde o final do ano passado, estive afastada de algumas atividades, com o sentido da visão limitado em virtude da recuperação dos procedimentos cirúrgicos que fui submetida para tratamento dos deslocamentos de retina em ambos os olhos. Ainda serei levada a realizar mais duas outras operações e, na esperança de estar completamente recuperada até o final deste ano, poderei dar seguimento aos trabalhos do Instituto Pachamama e ficarei muito feliz em convocá-los a participar de uma reunião pública para definição dos próximos passos.
Mygutykara!
Schuteh Poteh! Boa Luz!
Olá instituto Pachamama Sou Leuren Faller Methl’onma Purí.Sou do ES gosto muito do seu trabalho e tenho muita vontade de um dia realizar um feito desse junto com o Purí Xamum Orun grupo daqui do ES que passou a se reunir para lutar também por essa reconstrução do nosso povo Se um dia eu tiver a oportunidade quero conhecer o seu trabalho grande guerreira.